Fósforo – Benefícios, Tabela nutricional e Deficiência no corpo

Fósforo – Benefícios, Tabela nutricional e Deficiência no corpo

O fósforo é um elemento mineral encontrado em alimentos de origem animal ou vegetal e também no solo. O símbolo na tabela periódica é P e é classificado como não metálico.

Como o fósforo é essencial para a formação óssea, aumenta a necessidade de ingestão durante o estágio de desenvolvimento, aumento de mulheres grávidas e lactantes e crescimento do adolescente. Este elemento é necessário para várias funções do corpo humano, especialmente para a estrutura óssea, reações químicas para produção de energia, composição de ácidos nucléicos, DNA e RNA.

 Phosphorus

Vantagens

Fósforo é sobre diferentes reações bioquímicas e fisiológicas em seres humanos e animais, é importante para a saúde. Como o fósforo é combinado com os lipídios no corpo, formando os fosfolipídios, ele participa da estrutura da membrana celular (que consiste em uma bicamada lipídica).

Importante para o metabolismo e digestão

Fósforo atua na síntese de glicose, lipídios e proteínas. Assim, é importante que o metabolismo ocorra porque as glicinas são a principal fonte de energia para processos metabólicos, como contração muscular, impulso nervoso e transporte epitelial.

Componente importante de RNA e DNA O fósforo, como o fosfato, é um componente dos ácidos nucléicos de DNA e RNA responsáveis ​​pelo controle celular e síntese de proteínas

Importante para o equilíbrio ácido-base do organismo

Fosfato ajuda a manter o pH do sangue. Mudanças no pH do sangue humano podem levar à morte, já que as reações químicas do corpo precisam de um pH ideal.

Bom para as pernas

Assim como o cálcio, o fósforo afeta a mineralização dos tecidos, ou seja, em reação ao cálcio, eles criam uma matriz óssea endurecida. Assim, 70 a 85% da quantidade deste elemento está em nosso corpo nas pernas e nos dentes. Esta quantidade posiciona o fósforo como o segundo nutriente mais comum no corpo humano e perde apenas no cálcio.

Tabela de nutrição

 Fósforo

Os alimentos ricos em proteínas geralmente têm quantidades elevadas de fósforo, como plantas de carne, carne e leite. Verifique abaixo a quantidade de certos alimentos:

  • Semente de abóbora seca = 665 mg / porção
  • Soja torrada 86 g = 558 mg / porção
  • iogurte espumado245 g = 352 mg / 425 mg / porção
  • Porco cozido 100 g = 228 mg / serving

Riscos de deficiência

O consumo excessivo deste mineral é mais comum que a deficiência. Isso porque uma grande parte da população segue uma dieta rica em proteína animal e a alta taxa de absorção realizada pelos intestinos.

A falta deste nutriente pode levar a fraqueza muscular, dor óssea e perda de apetite. produção de energia que afeta a função cardíaca. Assim, idosos, restrições alimentares (como vegetarianos e veganos) ou indivíduos com problemas de absorção ou secreção podem apresentar essa imagem. Para vegetarianos / vegans, a ingestão deste elemento é devido à forma de fitatos encontrados em vegetais. No entanto, as pessoas não aprofundam totalmente essa forma. Em pessoas com alcoolismo crônico, o alto grau de excreção de urina, juntamente com uma diminuição na absorção de nutrientes, contribui para sua deficiência.

Como identificar

Amostras de sangue devem ser realizadas para medir o nível desse elemento no corpo, que deve variar de 35 a 45 mg / dL em adultos saudáveis. No entanto, sua deficiência causa alguns sintomas como anorexia, fraqueza e letargia (inconsciência).

Tratamento

Em casos mais simples, a substituição mais recomendada do fósforo é pela alimentação adequada, por via oral, de produtos lácteos, como o leite. Além disso, pode levar a problemas neuropsiquiátricos, como confusão e convulsões. . Em casos mais graves, a substituição venosa pode ser necessária.

Informações Adicionais

Os órgãos podem absorver até 70% de fósforo dos alimentos que ingerimos. Especialmente em pessoas que seguem a dieta à base de carne, é mais fácil obter problemas por causa do excesso de nutrientes do que pelo contrário.

Muitas pessoas podem associar a falta desse nutriente ao aparecimento da osteoporose.

Em animais, a adição desta ração é de interesse zoológico, pois afeta seu desempenho. No entanto, é um elemento muito caro que impede sua implementação.

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