PESQUISAR 
Cidade
0

Intercâmbio acadêmico começa por Mogi

Intercâmbio acadêmico começa por Mogi

Por Paulo Renato Lilli

Na próxima semana, 10 professores da Joliet Junior College, instituição de ensino superior, com sede em Chicago, no Estado de Illinois, nos Estados Unidos, passarão três dias em Mogi Mirim, para uma troca de experiências na área pedagógica com a direção e o corpo docente do campus local da Fatec (Faculdade de Tecnologia). Trata-se do início de um acordo de cooperação entre as duas faculdades, que ainda prevê um intercâmbio de alunos americanos na instituição mogimiriana, no segundo semestre, e uma visita de professores da faculdade local à Joliet Junior College, ainda sem data programada.

Os professores visitantes integram o Programa de Educação Internacional e Estudos no Exterior da universidade americana, que já mantém parcerias no Japão, na Itália, na Rússia e na África, e atuam em diversas áreas, como estudos internacional, língua inglesa, biologia, economia, veterinária, agricultura, horticultura, ciências e criminologia. Essa vista, assim como a de 10 alunos e outros dois professores à Fatec de Mogi Mirim, prevista para agosto deste ano – ficarão em Mogi por duas semanas – como parte do intercâmbio entre as instituições, está sendo financiada pelo departamento americano de educação, órgão ligado ao governo dos Estados Unidos.

A apresentação da parceria com a faculdade americana foi feita na terça-feira, 17, pelo diretor da Fatec de Mogi Mirim, André Giraldi, e pelas professoras de língua inglesa, Zenaide Moschim Gianini, e de língua portuguesa, Sandra Silva. As duas estão envolvidas diretamente na promoção desse encontro, que surgiu dos projetos de intercâmbio culturais dos quais a faculdade mogimiriana participa. “Houve esse interesse mútuo em estabelecer essa parceria e há mais de um ano estamos trabalhando para alinhar a programação desses três dias”, informou Giraldi.

Além do interesse da Fatec em agregar conhecimento e novas experiências, a Joliet Junior College também visa aprimorar seus métodos pedagógicos. “Acima de tudo, eles querem conhecer a educação brasileira e, especificamente, nosso modelo de ensino tecnológico”, disse Zenaide. “É uma visão que o governo americano está tendo de sair do eixo europeu e buscar soluções para os problemas da educação em países periféricos”, reforçou Sandra.

As atividades dos professores da Joliet Junior College em solo brasileiro – eles chegam amanhã – preveem um encontro, logo no início da manhã de segunda-feira, 23, com Laura Laganá, Superintendente do Centro de Paula Souza, em São Paulo. Na ocasião, haverá a assinatura do acordo de cooperação entre a Fatec de Mogi Mirim e a universidade norte-americana. Em seguida, os professores seguem para Mogi Mirim, acompanhados das professoras Zenaide e Sandra.

Aqui, os docentes americanos serão recepcionados às 18h00, no saguão do bloco B, pelos alunos Afábio Gumercindo Lima Junior e Sandro Henrique Torriani. Em seguida, haverá uma apresentação da banda infantil da Lyra Mojimiriana. A programação da segunda-feira se encerra com uma visita às dependências da Fatec, acompanhada pelo diretor André Giraldi, pelos professores e também pelos alunos, que entregarão um folder aos visitantes com informações úteis e de orientação sobre Mogi Mirim. Tudo na língua inglesa.

 

ENCONTRO

A programação oficial que dá início ao acordo de cooperação entre as duas instituições de ensino começa na terça-feira, 24, com a abertura do encontro, às 9h00, no auditório da Fatec. Na oportunidade, Tamara Ponzo Battoli, professora de Língua e Literatura Inglesa e Coordenadora dos Programas de Educação Internacional e Estudos no Exterior da Joliet Junior College, irá falar sobre o sistema educacional americano, enquanto que o professor Waldir Fernandes, em nome do Centro de Paula Souza, fará uma explanação sobre o sistema educacional brasileiro. As atividades recomeçam à tarde, com grupos de trabalhos abordando temas variados relacionados às áreas de exatas e humanas.

Na quarta-feira, 25, último dia da presença dos americanos, a manhã será reservada para uma espécie de city tour por Mogi Mirim. Estão previstos encontros na empresa Andrade Sun Farms Agro Comercial, Projeto ICA, Igreja Matriz da Paróquia São José, Sauber Beer e sede da Lyra Mogimiriana, onde haverá apresentações da Banda e Orquestra. À noite, os docentes voltam a participar dos grupos de trabalho, que discutirão sobre o Ensino Técnico e Tecnológico da Fatec na sua relação com a indústria, e a relação escola-indústria; e sobre O Ensino Tecnológico e a pesquisa científica na Fatec. Depois, haverá debates, propostas e, por fim, o encerramento do encontro.

“Além de envolver todo o nosso corpo docente, convidamos professores da rede municipal e da rede estadual, das escolas técnicas e das faculdades da região a participar desse encontro, que é uma oportunidade que não podíamos deixar passar. Ou seja, toda comunidade acadêmica está convidada a participar dessa importante ferramenta de trocar de experiências e informações”, destacou Giraldi.

Compartilhar:
  • googleplus
  • linkedin
  • tumblr
  • rss
  • pinterest
  • mail

escrito por: Jornal O Impacto.Com

tem 0 comentários

Deixe um comentário

Quer expressar sua opinião?
Deixe uma resposta!