PESQUISAR 
Entretenimento
0

Movidos por uma mesma paixão

Movidos por uma mesma paixão

Por Paulo Henrique Tenorio

Conhecer e preservar a história, conhecer novos modelos e reunir amigos com um mesmo propósito. É com este intuito de cresce cada vez mais o número de aficionados por veículos antigos. Grande parte se transforma em objetivos de adoração. Costumam alcançar valores imensuráveis, dado o nível de dificuldade para se preservar verdadeiras relíquias.

Em Mogi Mirim, um pouco da história do automobilismo nacional – e até mundial – esteve em exposição no sábado, 3, no pátio da Lauto Autopeças, no segundo evento realizado pelo estabelecimento comercial. A organização conseguiu atrair colecionadores de cidades da região, como Mogi Guaçu, Itapira, São João da Boa Vista e Campinas, dentre outras cidades.

Mais de 150 veículos passaram pela Lauto durante todo o sábado, sem falar nos apaixonados por modelos que saíram de circulação, mas hoje integram o acervo de verdadeiros apaixonados pela conservação de carros clássicos. A exposição realmente foi um sucesso. Quem percorreu o pátio de exposição, que até foi ampliado nesta segunda edição do evento, fez uma viagem no tempo.

O aposentado Sebastião Vieira da Silva veio de Mogi Guaçu para reencontrar veículos clássicos que o teve o prazer de dirigir em décadas passadas. Proprietário de um Opala 76, conservado ao extremo, este senhor disse que a juventude precisava conhecer carros que dispensam a eletrônica que está inserida nos veículos atuais. “O mais gostoso destes carros sempre foi mexer na parte mecânica”, avaliou.

O evento realizado na Lauto Autopeças foi um verdadeiro desfile de raridades. Havia lá um Romiseta 1958, em perfeitas condições de uso, uma seleção de carros imponentes, de Mercedes, a Landau, passando pelos tradicionais Impala e pelo Chevrolet 1941. Um dos destaques era um caminhão Chevrolet de 1930, com ignição a manivela.

Há oito anos proprietário de um Fuscão 1972, de motor 1.500, o gerente da unidade do Senac de Mogi Guaçu, Marcelo Paganini Gomes da Cunha, não perdeu a oportunidade de estar presente no encontro. Ele conta que adquiriu o carro há oito anos. O veículo, apesar dos mais de 40 anos de história, tem apenas 48 mil quilômetros rodados. É uma verdadeira relíquia.

“Desde pequeno eu conhecia um senhor que tinha esse Fusca. E eu sempre achei esse carro muito bonito. Certo dia, ele me procurou para vender o Fusca e não pensei duas vezes”, disse Marcelo, que morava em Botucatu, à época. Marcelo faz questão de exibir que tudo em seu Fusca é 100% original.

O empresário de futebol Dadi Gonçalves foi para Niterói, no Rio de Janeiro, para buscar um MP Lafer 1976. Trouxe para Mogi Mirim e fez uma senhora de uma reforma no carro, que ganhou pintura perolizada, uma capota de couro vermelha e acabamento de madeira refeito. “Esse é um carro que tomo todo o cuidado para mantê-lo em ordem”, disse o mogimiriano.

BALANÇO
Um dos organizadores do 2º encontro de carros antigos da Lauto, o empresário Antonio Fernandes de Barros Neto, o Tonico, se disse surpreso com o número de participantes e do público presente. Informou que em relação ao primeiro evento, realizado em abril, havia uma expectativa, desta vez, da presença de mais de 100 veículos. Até as 14h00 de sábado, mais de 140 carros já haviam passado pelo processo de inscrição.

“Esse evento é uma oportunidade de confraternização. No primeiro evento reunimos 73 carros e agora houve um crescimento nítido. A grande vantagem é que aqui no pátio da Lauto existe muita sombra, o que favorece a presença de público”, disse. Tonico já avisou que estão previstos mais dois encontros para 2017, dentro da própria Lauto. Portanto, para quem curte a paixão nutrida por estes colecionadores de raridades, é bom se programar desde já.

Encontro de Carros Antigos da Lauto (50) Encontro de Carros Antigos da Lauto (53) Encontro de Carros Antigos da Lauto (56) Encontro de Carros Antigos da Lauto (70) Encontro de Carros Antigos da Lauto (73) Encontro de Carros Antigos da Lauto (26) Encontro de Carros Antigos da Lauto (21) Encontro de Carros Antigos da Lauto (14) Encontro de Carros Antigos da Lauto (8)

Encontro de Carros Antigos da Lauto (2) Encontro de Carros Antigos da Lauto (77) Encontro de Carros Antigos da Lauto (3) Encontro de Carros Antigos da Lauto (6) Encontro de Carros Antigos da Lauto (9) Encontro de Carros Antigos da Lauto (12) Encontro de Carros Antigos da Lauto (15) Encontro de Carros Antigos da Lauto (18) Encontro de Carros Antigos da Lauto (20) Encontro de Carros Antigos da Lauto (23) Encontro de Carros Antigos da Lauto (24) Encontro de Carros Antigos da Lauto (27) Encontro de Carros Antigos da Lauto (38) Encontro de Carros Antigos da Lauto (39) Encontro de Carros Antigos da Lauto (40) Encontro de Carros Antigos da Lauto (41) Encontro de Carros Antigos da Lauto (43)

Compartilhar:
  • googleplus
  • linkedin
  • tumblr
  • rss
  • pinterest
  • mail

escrito por: admin

tem 0 comentários

Deixe um comentário

Quer expressar sua opinião?
Deixe uma resposta!