Por que alguns medicamentos precisam de receita para comprar?

Por que alguns medicamentos precisam de receita para comprar?

Provavelmente você foi a uma clínica para comprar uma droga e o farmacêutico disse que você precisa de receita médica. Mas por que isso acontece? Bem, de acordo com a legislação, medicamentos de borda preta e vermelha (controlada) e antibióticos requerem prescrições, e uma rota para essa prescrição permanece na planta.

As drogas controladas são aquelas que possuem agentes que atuam no sistema nervoso central, podendo causar dependência física e / ou psicológica. Portanto, é necessário um controle mais rigoroso.

Medicina "width =" 600 "height =" 337 "/>

Em 2007, a Agência Nacional de Pesquisa de Medicamentos (ANVISA) criou o Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC), onde farmácias e drogarias que vendem medicamentos como prescrição devem enviar relatórios semanais para a ANVISA Segundo o SNGPC existem 59 mil farmácias vendendo medicamentos controlados no Brasil.

Estes recibos são colocados na farmácia e durante uma inspeção a ANVISA pode solicitar a verificação de tais documentos com estoque, portanto o farmacêutico não pode vender amoxicilina sem receita médica.

Esta verificação é obrigatória desde 2007 para medicamentos controlados e desde 2013 para antibióticos. o objetivo é melhorar o monitoramento higiênico e farmacoepidemiológico dos medicamentos em questão. Antibióticos precisam agora também prescrição para evitar abuso, automedicação e aumento da resistência bacteriana.

Qual é a validade dessas receitas?

Estas receitas têm uma vida útil. Para o controlado, o prazo é de 30 dias e para antibióticos é de 10 dias. Após esse período, não é mais possível comprar o medicamento, pois as informações contidas nesta receita já foram divulgadas no SNGPC.

Informações Importantes

"Fui comprar o medicamento com a receita, mas o farmacêutico não aceitou porque estava errado." Há algumas coisas que essas receitas devem ter, e se uma delas estiver faltando, a droga não pode ser retirada.

A chave é que eles são:

  • Nome e endereço completos do paciente: algumas prescrições não têm o endereço do paciente, isso é necessário para medicamentos controlados (antibióticos podem ser entregues sem endereço);
  • endereço do estabelecimento: este é outro ponto importante. Nome, assinatura e placa de identificação do medicamento com CRM: Nome do médico e CRM podem ser carimbados ou
  • Medications2
  • Medications2
  • Medications2
  • Medications2
  • Medications2
  • Medications2
  • Medications2 "width = "600" height = "336" />

    O controle e o monitoramento desses medicamentos são fortes. Existem dois tipos de prescrições que devem ser tomadas mensalmente para monitoramento da saúde da conferência: Receitas de Sibutramina – uma droga usada para obesidade – e receptores metilfenidato – um medicamento usado para tratar déficit de atenção / hiperatividade.

    Você sabia que a dosagem de medicamentos sem receita médica é um crime? Segundo a lei, esse exercício é considerado tráfico de drogas. Quem é responsável por isso é a farmácia, e pode até ser preso, e é por isso que alguns medicamentos precisam de receitas para a compra.

    Posten Por que alguns médicos precisam? receita nobre para comprar? apareceu primeiro em eu quero viver bem.

1