As restrições acabaram, a vida parece ter voltado ao normal mas ainda tem muito segmento de mercado amargando as dificuldades que a pandemia gerou.
Uma coisa é certa: não importa o que passou, mas sempre o que está por vir e uma certeza, temos… é que tem muito trabalho pela frente.
Empreendedorismo Digital
O mercado digital foi um dos únicos que não sofreu, muito pelo contrário. As agências de marketing digital tiveram clientes de sobra, tentando correr contra o tempo para colocar a empresa no mundo virtual, já que o lockdown foi instaurado.
As lives e os influencers tiveram mais audiência do que nunca e qualquer garoto que sabia baixar vídeos no tiktok através de softwares gratuitos como o snap tik se viu num oceano de oportunidades, já que muita gente ficou em casa de forma remunerada, rodando o dedinho na tela.
Mas por outro lado, quem não estava preparado, viu a escuridão que a falta de investimento criou em sua vida, do dia para a noite. Para que isso não se repita, vamos deixar abaixo algumas dicas para que você esteja mais preparado para adversidades do mercado. Bora?
Organização
Você precisa avaliar o que deu certo e o que não deu durante a crise para estar mais preparado pro futuro. Veja se o que deu certo continuará dando certo e elimine o que deu errado para não voltar a pecar na mesma coisa.
Transformação Digital
A aceleração da digitalização de empresas durante a pandemia foi ótima num sentido, mas ruim em outro, já que muita gente fez apenas uma “gambiarra” para estar no mundo virtual.
O ideal é você investir em uma presença digital sólida e duradoura, para que sua empresa não dependa apenas de uma crise para existir. Contrate uma empresa que cria site e deixe eles fazerem um projeto profissional, otimizado e invista na divulgação disso, seja via tráfego pago ou orgânico.
Equipes de Trabalho
Os novos formatos criaram desafios para atrair e reter talentos, portanto a gestão de pessoas precisa ser cada dia mais eficiente. Os formatos híbridos finalmente viraram uma realidade e precisam de apoio e treinamento para que possam dar o resultado esperado.
Olhar para o cliente
Enxergar o cliente é um desafio que nunca sai de moda no Marketing. Ele é o centro de tudo e precisa de um olhar apurado em cima de suas necessidades, para que se possa oferecer a solução ideal naquele momento.
Descentralização
Além de escutar seu cliente, ouça as pessoas ao seu redor e compartilhe decisões. A sua equipe pode ajudar bastante com uma visão mais macro do negócio. Você tinha uma loja física e virou online. Quando voltou, manteve ambas?
É preciso analisar o que passou, onde chegou e planejar o caminho daqui pra frente. Uma coisa é certa, tem horizonte e oportunidades chegando para todos que estão antenados e fazendo um bom planejamento.