Eritema migratório: o que é e quais seus tratamentos

O eritema migratório é uma condição benigna comum que afeta principalmente a língua. Apesar de ter sido descrito há muito tempo, a sua etiologia é desconhecida, e é conhecido como a língua geográfica. 

Essa patologia, gera regiões avermelhadas ou esbranquiçadas que causa ardência, podendo trazer até a dificuldade de higienização, proporcionando o acúmulo de alimentos.

Para entender, é importante ver qual a estrutura da língua, e na sua superfície existem diversas papilas, algumas são responsáveis por sentir o gosto, e outras são responsáveis por atritos, abrasão, ajudar na digestão e na mastigação, então, são funções diferentes.

As papilas que são afetadas na língua geográfica, são aquelas que não são responsáveis pelas degustações, pelo sabor, então quem tem linguagem geográfica, geralmente não perde o paladar, às vezes a pessoa fica até por muito tempo sem sintomas, e nessa situação é necessário ir até o dentista de urgência.

O mais comum de possuir a língua geográfica é na fase da infância, quando o sistema imunológico ainda está adquirindo aquela maturidade, e desaparece por faixa de 18 anos de idade, mas também pode acontecer na fase adulta. No caso das crianças é importante ter a ida regular ao odontopediatra que é o dentista infantil.

As consultas periódicas com o dentista são de extrema importância para a criança.

Foi colocado o nome de “língua geográfica”, porque essas papilas que são afetadas, se destacam e ficam a região despapilada, fazendo com que a língua fique avermelhada parecendo um mapa, além de ser migratória dando em diversos locais da língua, o dentista da clínica de ortodontia, fará a melhor verificação.

Quais são as causas da língua geográfica?

Ainda não é possível dizer exatamente o que causa essa língua geográfica, mas é possível saber que essas papilas se destacam que provavelmente é por uma causa auto-imune, ou seja, é as células do corpo atacando as próprias células. Pode acontecer por:

  • Falta de vitamina;
  • Estresse;
  • Pessoas que têm doenças autoimunes;
  • Asma;
  • Rinite alérgica;
  • Psoríase (doença crônica de pele);
  • Relações a caspa.

Com isso, ficam essas regiões como se fossem feridas, algumas pessoas sentem ardência e queimação, principalmente se for comer algum alimento rudimentar ou ácido, acontece a interferência na língua que está desprotegida.

Por isso, nessas situações é importante evitar substâncias muito ácidas, como limão, laranja, sal, entre outros.

Mas, como foi dito, nem sempre as pessoas têm sintomas, apenas conseguem visualizar que a língua estava diferente e não houve uma melhora, E como foi dito, a fase mais comum de acontecer é na infância, por isso é extremamente importante fazer o acompanhamento com o dentista de criança.

Uma condição totalmente benigna, e ela pode ficar por muito tempo na sua língua se resolver sozinha ou poderá ser feito o tratamento com medicamentos para que a condição seja resolvida de forma rápida.

Vale dizer que o diagnóstico para essa situação, pode ser feito pelo autoexame e mais precisamente, o dentista poderia realizar exames que irão analisar o tamanho, a textura, a localização e a cor das papilas na língua.

Qual a forma de tratamento para o eritema migratório?

Um dos tratamentos tópicos que é feito para a língua geográfica, é com a utilização de corticoide, são substâncias que irão fazer um “reset” nessas células da imunidade, fazendo com que o nível dela seja abaixado e as células irão parar de atacar as outras, que são as responsáveis pelas papilas.

Junto com o corticoide também é possível fazer a utilização de um remédio para fungo, para evitar candidíase oral, porque quando a imunidade é a baixada, pode se reproduzir e formar uma infecção por cândida.

É importante também cuidar muito bem da higienização e da saúde bucal durante esse tratamento, porque com a imunidade baixa a boca fica vulnerável a doenças, e dependendo da situação o paciente poderá precisar de uma cirurgia dental para remoção de um dente, caso ele não siga as riscas do tratamento.

Esse tipo de patologia é simples e comum, tranquilo de se tratar, não desenvolve o câncer, existem alguns casos que possuem sintomas e outros não.

Vale lembrar, que o tratamento só deve ser realizado com a indicação do profissional, não deve ser feito nada caseiro. É extremamente importante ter a ida periódica ao dentista sempre manter a saúde bucal em dia.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Deixe um comentário